Páginas

quinta-feira, 4 de setembro de 2025

É preciso um estrangeiro para desneymarizar a Seleção

 




Um deus para Enzos e para o Intagram da CazéTV, Neymar tem chorado em campo e, mais uma vez, fica de fora da convocação de Ancelotti em jogo contra o Chile, já já. Fazia tanto tempo que não trabalhava, que o corpo ainda está de férias. Tudo bem, o menino precisa se recuperar mesmo... foram anos de farras, polêmicas, sonegação de impostos... Mas já já ele estará em forma, dizem os médicos, os comentaristas e os fãs. Nem ele mesmo acredita nisso, nem sequer quer. Só olhar para o tempo que está de volta aos campos e de como não chega sequer perto do jogador que fui um dia. Segundo o treinador do debate com os 30 gordos, corpo é questão de escolha. Se Neymar quisesse, estaria em forma.

Ah, mas a função dele na Seleção seria motivar a equipe, seria um líder, o mais experiente... Com mais amarelos do que gols, se for. A mesma lorota foi falada sobre Daniel Alves, o condenado por estupro em primeira instância, ex-presidiário absolvido por quatro juízes catalães. A Seleção não chegou nem perto de ganhar a Copa passada, muito menos o Daniel desempenhou mais do que sua função de tantãzeiro. Neymar é tão necessário para a Seleção como seu Batmóvel de oito milhões e trezentos mil reais é necessário para levar seu cachorro ao petshop para tomar banho e fazer a tosa higiênica.

Desde que voltou ao Brasil, é Neymar pra todo lado. Nem seguidor de futebol eu sou, este tema é um dos quais tenho dois ou três chavões para manter três minutos de conversa. Como uma praga, se o Santos joga, Neymar começa em campo?; Santos perde, Neymar chora; Santos vence, Neymar gênio. Chega perto da convocação, Neymar será convocado? Certamente, a notícia da convocação não passaria tanto para mim, alheio, sem a presença do príncipe. Falem bem ou falem mal, deixamos ele na mídia, enriquecendo quem apostou no seu fracassado projeto de ser ídolo, mas exitoso em grana, muita grana.

Apesar de não jogar, sua sombra ronda a seleção e os noticiários. A maioria das notícias em nada contribuem para a modificação de sua aura, de sua percepção. Ainda assim, notícia duvidosa de redes sociais diz que um empresário de SC escolheu Neymar como seu herdeiro bilionário; sem falar nos fãs à moda CarLu, tão medíocres quanto o espírito do Príncipe da Vila Belmiro. Ou seja, por mais que um gringo queira colocar Neymar no seu devido lugar – o lado de fora da Seleção –, seguirmos acreditando que o filho talentoso do ex-jogador, ex-mecânico e atual empresário milionário vale algo além de sua fortuna. É um ídolo que não foi e não tem mais tempo de ser.

 

Rodrigo Slama, 04.09.2025


Imagens da internet 


Nenhum comentário: